Perguntas frequentes

 

  • O que é ofuscamento?

    É o desconforto visual ou uma redução na capacidade de ver objetos, proporcionados por excesso de luminância na direção da visão. Pode ser considerado direto, quando o ofuscamento ocorre através

    da luminária/lâmpadas, ou indireto, quando a luz refletida em determinadas superfícies retorna aos olhos dos usuários desse ambiente.

    O ofuscamento direto pode ser neutralizado utilizando-se acessórios nas luminárias como aletas ou difusores. Já para o ofuscamento indireto deve-se redimensionar o projeto luminotécnico, pois é causado pelo excesso de luz no ambiente

  • O que é o Rendimento da luminária?

    É a divisão entre o fluxo luminoso irradiado pela luminária e o fluxo luminoso total da lâmpada. Caso a luminária não disponha de um refletor adequado para a lâmpada ou o refletor não seja de boa qualidade de reflexão, grande parte do fluxo luminoso da lâmpada não será refletida no ambiente e, consequentemente, haverá desperdício da luz e baixo rendimento luminoso. Uma luminária de alto rendimento luminoso possui refletor dimensionado para a lâmpada e excelente reflexão, o que proporciona um alto aproveitamento da luz e, consequentemente, permite reduzir o número de luminárias e lâmpadas em um projeto de iluminação de um ambiente.

  • Que produto devo utilizar para limpar o difusor de acrílico da luminária?

    Recomenda-se utilizar somente flanela, água e sabão neutro.

  • Que produto devo utilizar para limpar o refletor da luminária, para não danificá-lo?

    Recomenda-se para a maioria dos casos utilizar somente flanela, água e sabão neutro, para limpar o refletor da luminária durante a manutenção.

  • Para que servem as aletas em uma luminária?

    Consideramos aletas a “grade” posicionada em frente às lâmpadas, no sentido perpendicular a elas. Estas, assim como os refletores, podem ser constituídas de vários materiais e com vários tipos de acabamento (alumínio, policarbonato, polímeros ou aço). Sua função é limitar o ângulo de ofuscamento em um ambiente, aumentando o conforto visual de seus usuários.

  • Para que serve o Refletor em uma luminária?

    É o acessório interno da luminária desenvolvido para refletir o fluxo luminoso das lâmpadas nas direções projetadas, normalmente constituídos de chapa de aço

    ou alumínio na cor branca ou metalizada.

     

  • Qual o papel da luminária numa iluminação?

    Têm papel extremamente importante em um sistema de iluminação, pois elas contribuem diretamente para uma distribuição eficiente da luz no ambiente e o conforto visual das pessoas. Além dos seus requisitos básicos de manter uma boa conexão mecânica e elétrica entre as lâmpadas e os equipamentos auxiliares, deve proporcionar a segurança necessária para a instalação, bem como a correta emissão do fluxo luminoso da lâmpada no ambiente sem causar ofuscamento.